DestaqueVILA VERDE

Prado oferece Papas à Moda dos Vinte em domingos gastronómicos

São cinco os restaurantes da vila de Prado que apresentam, a partir de amanhã e até 20 de Janeiro, aos domingos, ‘Papas à Moda dos Vinte’.

O evento é promovido pela Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte, fundada em 2019 com a missão de defender e divulgar a autenticidade da gastronomia da vila de Prado, nomeadamente as papas de sarrabulho e os rojões à Moda dos Vinte, iguarias tradicionais associadas à feira que se realiza, anualmente, a 20 de Janeiro, dia dedicado pela Igreja Católica a S. Sebastião.

Depois do sucesso da primeira edição em 2020, ‘Papas à Moda dos Vinte’ regressa neste final de ano e início de 2022, com os organizadores a escolherem o dia 01 de novembro por ser feriado.

Os apreciadores do prato que passarem pelos restaurantes ‘A Caranga’, ‘Bodeguilha’, ‘Arroz de Jeitão & C.ª’, ‘O Caçador’ e ‘Boca Maldita’ podem ter acesso a um ‘passaporte’ que os habilitará a prémios num sorteio cujos contornos estão a ser definidos pela Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte’.

O programa da segunda edição de ‘Papas à Moda dos Vinte’ conta, a 19 de Janeiro, com a “noite das provas”, um momento que mantém a tradição de iniciar as festividades dedicadas a S. Sebastião com uma ronda por tasquinhas e outros espaços de restauração para a degustação das papas de sarrabulho e dos rojões.

Este costume, que remonta ao século XIX, resulta do facto de, nessa altura, à vila de Prado afluírem gentes dos mais variados pontos do país, inclusive do Ribatejo e Alentejo, atraídos para a compra e venda de gado cavalar na Feira das Trocas, a primeira do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *