Ação solidária portuguesa na República Centro-Africana

Os militares portugueses, da 9ª Força Nacional Destacada (FND), maioritariamente composta por Paraquedistas do Exército, ao serviço das Nações Unidas na República Centro-Africana (RCA), desenvolveram, no dia 28 de outubro, uma atividade de Cooperação Civil Militar (CIMIC), que teve como objetivo distribuir roupas de criança e artigos escolares, na “École Begoua Garçons B”, a 12km do centro da capital Bangui.

Esta ação só foi possível com o apoio da Organização Não-Governamental “Dress a Girl Around the World”, que confecionou artesanalmente os 500 conjuntos de roupa distribuídos, sendo 250 para meninas e 250 para meninos, bem como com o contributo do hipermercado “Auchan” de Castelo Branco, que disponibilizou diverso material escolar.

Esteve presente na ação o Comandante da 9ª FND, Tenente-coronel Vítor Fernandes, que se fez acompanhar por uma representação da força.

O Tenente-coronel Vítor Fernandes referiu que este tipo de ações são importantes, sobretudo nesta região do mundo onde, todos os dias, a segurança destas crianças é ameaçada e, onde, um pequeno gesto solidário, faz a diferença.

Esta é a 9.ª Força Destacada neste teatro de operações, sendo o atual contingente composto por 180 militares, maioritariamente do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista do Exército Português, integrando ainda militares de outras unidades do Exército e Controladores Aéreos Avançados da Força Aérea. Esta força será brevemente rendida pela 10ª Força Nacional Destacada, constituída maioritariamente por tropas especiais Comandos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *