AMARESDestaque

Seis milhões para requalificar as Termas de Caldelas, em Amares

Uma empresa ligada ao setor das termas quer investir seis milhões de euros na requalificação das Ternas de Caldelas, em Amares. Os imóveis já estão na posse da autarquia, e segundo apurou o ‘Terras do Homem’, junto de fonte ligada à empresa, a proposta já chegou ao Município.

O contrato de concessão que será assinado entre a empresa e a câmara está a ser ultimado e deverá ser apresentado aos vereadores da oposição, na próxima semana, como revelou o presidente da câmara, em reunião de executivo. Ao ‘Terras do Homem’, Manuel Moreira não quis confirmar a entrada da proposta referindo apenas que “há interessados na concessão das termas”.

No entanto, o ‘Terras do Homem’ sabe que a empresa em questão respondeu afirmativamente a todas as questões levantadas pela autarquia, sendo a mais importante o pagamento do empréstimo feito pelo Município para comprar as Termas. Ao longo dos 30 anos de concessão previstos, a autarquia irá receber, dois mil euros por mês, para pagar o tal empréstimo.

Na reunião, o vereador do PS, Pedro Costa, pediu um contrato de concessão “transparente” e “alguma discussão” sobre esta matéria antes da aprovação definitiva. Manuel Moreira prometeu entregar o contrato antes da próxima reunião do executivo e lembrou “o pessoal foi todo despedido e nós não temos condições nem para fazer as obras necessárias nem para enquadrar o pessoal”.

A solução, uma empresa municipal para gerir as Termas, foi recusada pelo Tribunal de Contas. “Andamos com alguma pressa porque corríamos o risco de perder a concessão da água” prometendo um processo “transparente como a água”.

Um ano encerradas
Questionado pelo vereador Emanuel Magalhães sobre o possível encerramento das termas para a realização das obras necessárias, o presidente da câmara confirmou que “pelo menos, um ano, as termas estarão encerradas. A intervenção será feita em todos os edifícios”.

Para Emanuel Magalhães é necessário haver um planeamento das obras porque “há empresários que dependem das Termas e que, com a devida antecedência, terão que saber com o que contam”.

O contrato de concessão está, nesta altura, na posse do advogado da autarquia para ser ultimado e a previsão é que seja levado para discussão e votação na próxima reunião do executivo municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *