DestaqueTERRAS DE BOURO

Filmagens da película QUORUM decorreram na vila do Gerês

Decorreram no Gerês as filmagens da curta metragem ‘Quorum’, produção cinematográfica que conta com o apoio logístico do Município de Terras de Bouro.

Durante o dia, a Vereadora, Ana Genoveva Araújo, acompanhou de perto os trabalhos e para além das boas vindas ao concelho, frisou junto da equipa a importância da escolha de Terras de Bouro para a realização destas filmagens, como sendo também uma óbvia e sempre importante forma de promover o território.

‘Quorum’ é uma curta-metragem não-narrativa, lírica, da autoria de Rafael Fonseca com origem em duas viagens à Vila do Gerês.

A primeira, em excursão de grupo no final de 2016, deu-lhe a conhecer uma série de locais próximos da vila, como a Cascata do Arado ou o estádio de futebol do CD do Gerês. Seria dois anos mais tarde, perto do Natal de 2018 que, recém-formado em realização, viajaria sozinho com uma câmara para capturar imagens na Vila e nas suas redondezas, movido por uma inspiração vaga e memórias do local, em busca de uma ideia que a se solidificasse.

É aqui que por acidente descobre o Penedo da Freira, a lenda inscrita na pedra, e surgem as sementes de Quorum. Quem eram estas pessoas? De onde vem esta lenda? E como se explica a aura em torno do local?

Apoiado pelo ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual – no concurso de autores Novíssimos QUORUM, curta-metragem de ficção, acompanha um realizador, um ator e uma atriz que estão num processo de residência artística na Vila do Gerês, em torno da lenda da freira e do soldado foragidos.

Com uma relação incerta entre os três, parecem desenvolver-se estranhas dinâmicas de guerra e de paz, enquanto a lenda se mistura com a realidade, as tempestades de cada um com a tumultuosa serra, e derradeiramente o próprio processo de criação com a obra que gera.

O argumento de ‘Quorum’ situa cenas em determinados locais na Vila do Gerês e nas suas redondezas. É de evidente importância para o autor estes locais destacando, desde logo, a sua realidade e situação dentro do Gerês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *