Campanha do Banco Alimentar contra a Fome em Braga só por doação ou online

Está a decorrer até 5 de dezembro uma Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome. Vai decorrer apenas em duas modalidades: através da doação de Vales nos supermercados (Campanha Ajuda Vale) e online, através do site www.alimentestaideia.pt.

O BACF – Braga tem mantido a sua atividade de distribuição e de angariação de produtos “frescos” (junto da indústria agroalimentar, evitando o desperdício), mas os alimentos recolhidos durante as Campanhas são essenciais para um cabaz diversificado.

Esta angariação é ainda mais essencial, visto que o BACF – Braga está impedido de realizar a habitual Campanha Saco, com voluntários nos supermercados, por não poder garantir condições de segurança aos muitos voluntários que teriam de passar pelo armazém, para que fosse feita a pesagem, triagem e armazenamento dos alimentos, fruto da instabilidade estrutural de uma parte do edifício.

Há um ano, a movimentação de terras de uma obra em terreno contíguo ao armazém provocou a derrocada de uma parede com impacto noutras partes da estrutura e, apesar de todos os esforços que o BACF tem desenvolvido para conseguir que sejam realizadas as necessárias e justas reparações, o problema está por resolver. Esta é uma situação que o BACF – Braga não controla e, nestas circunstâncias, conta apenas com as Campanhas Online e Vale para recolher a quantidade de alimentos que iriam ser angariados com Voluntários nos supermercados.

A Campanha “Ajuda Vale” disponibiliza vales de produtos, que estarão disponíveis até 5 de dezembro nas caixas dos supermercados. Cada vale tem um código de barras específico associado aos produtos que cada pessoa queira doar ao Banco Alimentar.

Adicionalmente, e dando ainda a oportunidade a todos aqueles que não têm a possibilidade de se deslocarem aos supermercados ou residem fora de Portugal, o Banco Alimentar disponibiliza o portal de doação online alimentestaideia.pt onde podem ser escolhidos bens não perecíveis para doar.

O produto da Campanha será distribuído localmente – no distrito de Braga – através de Instituições Privadas de Solidariedade Social, previamente selecionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano. Este modelo de intervenção permite uma grande proximidade entre quem dá e quem recebe e possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai para além do mero assistencialismo.

Até ao final de outubro de 2021, com a generosidade de cidadãos e empresas, o BACF- Braga distribuiu 2 931 toneladas de alimentos a 53 826 pessoas, através de 426 instituições. No contexto em que vivemos este ano, com as consequências económicas decorrentes das medidas de confinamento, fez aumentar consideravelmente os pedidos de apoio ao BACF, pelo que as doações de alimentos são, mais do que nunca, essenciais. Os portugueses, e os cidadãos do distrito de Braga em particular, têm colaborado com grande generosidade, com a doação de bens alimentares e como voluntários. Estamos confiantes de que esta Campanha não será exceção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *