NACIONAL

79% dos portugueses consideram que é possível ser sustentável no Natal

Segundo o estudo do Observador Cetelem Natal 2021, 79% dos portugueses inquiridos consideram que é possível ser sustentável durante o período festivo. No entanto, são muitos os que concordam que a sustentabilidade fica em segundo plano nesta altura do ano (82%), com a grande maioria dos inquiridos (90%) a considerar que a época do Natal é um período de consumo excessivo.

De um modo geral, os inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos, são os que mais acreditam que o Natal pode ser sustentável (uma média de 84% dos inquiridos). Já os mais velhos, na faixa etária dos 65 aos 74 anos, são os que menos acreditam nesta premissa (70%).

Para tornar o período festivo mais sustentável, 75% dos portugueses vão adotar algumas práticas neste sentido. No top 5 das medidas a adotar estão: a reutilização dos enfeites de Natal (44%), a reutilização da árvore de Natal artificial (36%), a reutilização de sacos para utilizar nas suas compras (24%), a compra apenas de coisas essenciais (23%) e a reutilização de papel de embrulho/laços (21%). Mais uma vez, os mais jovens, entre os 18 e os 25 anos, são os que mais se preocupam em adotar pelo menos uma destas medidas sustentáveis (60%).

Já para apoiar o comércio e a produção local, 31% dos portugueses inquiridos vão também comprar produtos e presentes feitos em Portugal. 18% pretende comprar em lojas do seu bairro/perto de casa e 15% tem a intenção de comprar a produtores locais. Ainda assim, 25% afirma que não tenciona apoiar o comércio local de nenhuma forma.
Entre os que compram no comércio local, 27% dizem que tencionam gastar mais do que o ano passado, nomeadamente, os jovens dos 25 aos 34 anos (42%) e residentes da zona Centro do país (60%).

Quanto à participação em iniciativas solidárias, um terço dos portugueses admitem que o fazem, sendo os inquiridos entre os 35 e os 44 anos os que mais participam neste tipo de ações (40%).

Quanto às iniciativas, 13% afirmam que costumam comprar postais/cartões de Natal da UNICEF; 11% participam na iniciativa “Pai Natal Solidário”; e 10% compram produtos solidários em que uma parte reverte para instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *