O cabeça de lista do PSD por Viana do Castelo, Jorge Mendes, afirmou, hoje, depois de uma reunião com a administração do hospital de Viana do Castelo, que apesar “das várias promessas e anúncios do governo para o setor da saúde, a ULSAM tem se deparado com uma situação em que tudo sai do seu orçamento anual, sem qualquer reforço de verbas”.
“A maior parte dos investimentos têm sido realizados por iniciativa da ULSAM quer ao nível de obras de manutenção e ampliação quer ao nível do reforço de gastos que não estavam previstos com a situação da pandemia. Tudo tem sido feito a expensas próprias dos orçamentos anuais. Não havendo reforços financeiros por parte do Governo faltam os investimentos estruturantes que necessitam ser implementados”, salientou Jorge Mendes.
E há “a necessidade de preparar o hospital com recursos humanos, médicos e enfermeiros, há a necessidade de investimento quer seja na área das consultas externas quer – agora numa nova realidade dado ao aumento da necessidade de atos médicos de ambulatório – na área da cirurgia ambulatória”, alertou o candidato social-democrata.
Um problema que se estende aos recursos humanos, “onde se sente falta de especialistas como, a título de exemplo, anestesistas, pese a preocupação da administração com estes problemas.
Em suma, “apesar do esforço da Administração e empenho dos profissionais de saúde nos concelhos do distrito, os milhões do orçamento do Ministério da Saúde continuam a não chegar ao Alto Minho”, lamentou Jorge Mendes.
