José Luís Carneiro no ACES em Amares: “50% das urgências hospitalares poderiam ser tratadas nos cuidados primários de saúde

O cabeça de lista do PS pelo Distrito de Braga, José Luís Carneiro, esteve de vista ao ACES Gerês-Cabreira, em Amares, num périplo que passou pelo Hospital de Braga, de Barcelos e pelo ACES de Braga. Assumindo que a saúde “é um tema prioritário para a região e para o distrito”, José Luís Carneiro quis perceber, no terreno, “se os investimentos ao nível de funcionários e infraestruturas” chegaram à região.

“Por um lado, quisemos saber se o reforço de meios que temos vindo a fazer no SNS, falamos de cerca de mais de 30 mil funcionários no SNS e de um investimento superior a 3.5 mil milhões de euros, tem correspondido às necessidades de investimento nesta região, quer nas infraestruturas materiais quer nos seus recursos humanos”, começou por dizer.

Outra questão que José Luís Carneiro quis ver abordada prende-se com articulação entre os cuidados primários de saúde e os cuidados hospitalares.

“No âmbito dos cuidados primários, o governo tem algumas prioridades que são essenciais: garantir uma aposta nos cuidados de saúde ao domicílio e diversificar a resposta, aproximando algumas especialidades dos cuidados primários de saúde, com vista a garantir uma menor procura dos serviços de urgência”, revelando que “temos verificado que mais de 50% das urgências poderiam ser acauteladas, tratadas, trabalhadas, diagnosticadas, nos cuidados primários de saúde”.

Em Amares, referiu que nas visitas que os candidatos socialistas fizeram “foi possível verificar que há um reconhecimento por parte dos administradores e dos responsáveis executivos relativamente ao reforço dos meios humanos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *