Minho

Bragahabit vai investir 24 milhões na reabilitação de casas

Até 2026, a Bragahabit tem assegurado um financiamento público, na ordem dos 24,2 milhões de euros, para reabilitar todo o seu património habitacional e acrescentar 40 novos fogos.

A empresa municipal de habitação de Braga, Bragahabit, tem assegurado um financiamento público, na ordem dos 24,2 milhões de euros, para reabilitar todo o seu património habitacional e acrescentar 40 novos fogos até 2026, através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), do Programa de Eficiência Energética e do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

Segundo avança o Correio do Minho, juntando este investimento, ao que será realizado pela Câmara Municipal de Braga, o investimento total no setor da habitação pública rondará os 35 milhões de euros.

De realçar que no âmbito do Programa 1.º Direito, a Bragahabit formalizou com o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) um acordo de financiamento de 17,1 milhões de euros.

Para a administração da Bragahabit, “a habitação não pode apenas ser pensada para a habitação social dos mais desfavorecidos, mas para responder às necessidades da classe média e dos mais jovens, cujos rendimentos não acompanham a subida de preços do mercado imobiliário”, cita o jornal.

Nesse sentido, reconhecem que “o Programa 1.º Direito acaba por ser o primeiro anúncio de solução para a habitação pública”, mas é insuficiente, porque “só vai responder aos mais desfavorecidos e é maioritariamente direcionado para reabilitar o património habitacional existente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *