DestaqueVILA VERDE

EPATV “pinta a Páscoa” de Vila Verde

Pelo décimo quarto ano, a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) promove o concurso “Pintar a Páscoa”, uma das maiores tradições do interior minhoto, entre 6 de abril e 1 de maio.

As inscrições podem ser feitas até ao dia 28 de fevereiro que culminam depois, na exposição de Ovos de Páscoa nos jardins públicos frente à Câmara Municipal de Vila Verde.

Desde há década e meia, cabe à Escola Profissional Amar Terra Verde, em parceria com o Município de Vila Verde, fazer a divulgação do projeto “Pintar a Páscoa” junto das diversas entidades públicas e privadas do concelho vilaverdense, que, mediante um formulário de inscrição, manifestam o interesse em participar neste evento cultural.

No final, existe uma atribuição de prémios aos três primeiros classificados pelos trabalhos apresentados por instituições particulares de Solidariedade Social, Associações, APPACDMs, Jardins-de-Infância e Estabelecimentos de Ensino Público e Privado de Vila Verde.

A conceção, elaboração e decoração dos objetos de arte expostos é da responsabilidade de cada entidade participante neste evento, coletiva ou individual e os materiais decorativos a utilizar devem ter em consideração as condições climatéricas.

O júri será constituído por membros da Escola Profissional Amar Terra Verde e da Câmara Municipal de Vila Verde e representantes de outras instituições ligadas ao tema e a sua análise incide sobre a criatividade, originalidade e impacto visual e de comunicação.

A simbologia do ovo de Páscoa é sugerida por alguns historiadores como restos culturais da festividade de Primavera em honra de Eostre que, no princípio do primeiro milénio depois de Cristo, foram assimiladas às celebrações cristãs da Páscoa. No começo da Primavera, pintavam-se e decoravam-se ovos (símbolo da fertilidade e do nascimento) que eram escondidos em tocas nos campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *