Minho

Braga destaca papel das Juntas de Freguesia na implementação de apoios sociais

O Município de Braga promoveu um encontro com as Juntas de Freguesia do Concelho para dar a conhecer os programas de apoios sociais destinados à população. A reunião decorreu esta Quinta-feira, dia 24 de Fevereiro, nas instalações da Junta de Freguesia da Sé.

Com o objetivo de reforçar o papel de todas as instituições nas respostas implementadas, neste encontro foram abordadas as várias medidas de apoio aos cidadãos que figuram do Manual de Apoios elaborado pelo Município de Braga, que vão desde os transportes à saúde oral, da teleassistência aos serviços sociais e de saúde de proximidade. Foi ainda destacado o atendimento a migrantes, a cidadãos à procura de emprego e a vítimas de violência.

As Juntas de Freguesia têm um papel preponderante na implementação dos diversos programas desenvolvidos pelo Município. Pela proximidade à população e pela ligação às várias associações que estão no terreno, as Juntas de Freguesia têm maior capacidade de sinalizar os cidadãos mais vulneráveis que se enquadram nos vários projetos de ação social disponíveis.

Neste encontro foi dado a conhecer o início de uma nova modalidade de apoio a idosos, nomeadamente a consulta gerontológica, que será dirigida a pessoas identificadas pela equipa técnica do projeto ‘Red May’, que estará no terreno até Novembro de 2022. Após a referenciação, a consulta será da responsabilidade de uma Gerontóloga que integra o Fundo Social do Município de Braga, que, prontamente, se disponibilizou para esta parceria que pretende marcar a diferença no acompanhamento aos idosos.

A autarquia bracarense aproveitou também o encontro para reforçar a comunicação referente a dois projetos dirigidos a pessoas em situação de vulnerabilidade social e baixa literacia digital, como o projeto “Braga Skills Academy” e “Eu sou Digital”, com o propósito de promoção de competências pessoais, relacionais, digitais e laborais.

Além destas respostas, foi reforçada a importância da Rede Social e do Conselho Local de Ação Social, com o apelo à participação e dinamização das Comissões Sociais de Freguesias e Interfreguesias, pelo papel decisivo que possuem para diagnosticar imediatamente determinados problemas e resolvê-los localmente.

Na ordem de trabalhos, foi dado a conhecer que o Plano de Desenvolvimento Social, uma importante ferramenta para a intervenção social no Concelho que será revisto ainda este ano. A finalizar, foi também destacado o papel das equipas que dinamizam os contratos locais de Desenvolvimento Social (CLDS-4G), com o objetivo de potenciar a inclusão social de grupos vulneráveis, mobilizando redes de agentes e recursos locais, nos domínios do emprego, qualificação e empreendedorismo e desenvolvimento comunitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *