Vila Verde

As refeições têm mais amor com a linha de mesa da Aliança Artesanal de Vila Verde

Toalhas de mesa, guardanapos, argolas de guardanapos e caminhos de mesa inspirados nos Lenços de Namorados. O amor está no lar e as refeições têm mais cor e sabor com a nova linha de produtos Namorar Portugal da Aliança Artesanal.

A linha de mesa foi apresentada por Cristina Lopes, uma das bordadeiras que trabalham diariamente para manter viva a tradição secular dos Lenços de Namorados. A sessão decorreu ao final da tarde de hoje, 27 de fevereiro, no Espaço Namorar Portugal, em Vila Verde, paredes meias com a sede da Aliança Artesanal.

Linha em Algodão
Habitual escolha para matéria-prima, desta vez o linho foi preterido pelo algodão. Como são produtos que têm que ser lavados com maior frequência, o algodão torna a manutenção mais fácil e permite que os produtos sejam utilizados como itens do quotidiano. Os modelos apresentados são apenas propostas. Como já é apanágio, todos os produtos podem ser personalizados de acordo com os gostos dos clientes.

A apresentação da nova linha de produtos Namorar Portugal decorreu após um workshop de bordado dirigido pelas bordadeiras da Aliança Artesanal. Os participantes idealizaram, desenharam e aprenderam a bordar os seus próprios Lenços de Namorados.

Atividades que lançam as sementes para que a tradição continue a germinar a cada dia e a veicular mensagens de carinho, paz e amor, cada vez mais importantes nos dias que correm. Ambas as iniciativas integraram a programação turístico-cultural ‘Fevereiro – Mês do Romance 2022’, do Município de Vila Verde.

Chama da tradição continua acesa
Presente na sessão, a presidente do Município de Vila Verde não poupou elogios ao trabalho desenvolvido na Aliança Artesanal. “Uma tradição com centenas de anos que chega aos dias de hoje e se reinventa graças à coragem, resiliência, persistência… ao esforço e amor que estas mulheres colocam em cada um destes produtos”, afirmou Júlia Fernandes.

A edil deixou ainda um alerta em jeito de desabafo, “o artesanato precisa ser mais valorizado e protegido”, antes de se debruçar sobre a nova linha de produtos. “É maravilhosa. Com grande criatividade, continuam a produzir coisas novas com os motivos dos Lenços de Namorados. Propostas arrojadas que vão fazer as delícias de qualquer lar”, concluiu.

Deixe um comentário