DestaqueTERRAS DE BOURO

Presidente da Câmara de Terras de Bouro denuncia falta de segurança para visitar o Gerês

O presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, preconizou mais e melhores condições de visitação para o Parque Nacional da Peneda-Gerês. O autarca recordou “a falta de segurança nos miradouros e cascatas, que todos os anos levam à perda de vidas humanas, sendo assim o Gerês mais uma vez notícia, mas neste caso pelas piores razões”.

O autarca terrabourense reconheceu a falta de segurança para visitar o Gerês, no discurso na cerimónia de assinatura do protocolo para cooperação técnica de fiscalização da Albufeira da Caniçada, presidido pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, com presença do chefe de Estado Maior da Armada, almirante Gouveia e Melo.

A insegurança, na zona, tem provocado todos os anos, durante o verão, acidentes mortais, na Albufeira da Caniçada, entre os rios Cávado, Caldo e Gerês, com patrulhamento fluvial da GNR. Ainda, recentemente, foram aprendidas duas motos de água em situação ilegal, sendo este tipo de veículos juntamente com embarcações aqueles que causam mais os choques com banhistas, alguns de consequências mortais.

Falta de qualidade da água… no Gerês
Manuel Tibo também não escondeu situações, altamente, nefastas para os residentes e os turistas, nomeadamente a qualidade da água na Albufeira da Caniçada e nas próprias torneiras particulares, tal como de unidades hoteleiras e alojamento local.

“O concelho de Terras de Bouro atravessa graves dificuldades no abastecimento de água às suas populações, porque não temos segurança na rede”, afirmou Manuel Tibo, tendo a propósito questionado “como é possível termos dois rios, duas albufeiras e centenas de captações, mas continuar a faltar água nas nossas casas”. E salientou: “temos problemas gravíssimos de saneamento, ETARs obsoletas e a derramarem para os nossos rios e para esta Albufeira da Caniçada, que nos afetam diariamente, bem como aqueles que nos visitam”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *