GNR localiza homem de 47 anos perdido no Parque Nacional da Peneda-Gerês
Um homem, de 47 anos, foi localizado pela Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto de Busca e Resgate em Montanha do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PBRM) da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Na sequência de um alerta “a dar conta que um homem que efetuava um percurso pedestre, perto do Miradouro de São Bento, se encontrava desorientado e que não conseguia regressar, foi acionada uma equipa de militares da Guarda especializada em resgate em montanha para proceder à sua localização”, pode ler-se num comunicado da GNR a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Foram encetadas diligências, “tendo sido contactado diretamente o cidadão e localizado posteriormente, pelas 22h15 horas”, nas imediações de uma “escarpa de difícil acesso”.
Ao chegarem ao local onde se encontrava o homem, os militares da Guarda “constataram que estava visivelmente desorientado e cansado, tendo sido auxiliado e acompanhado até ao local onde estava alojado”, é ainda explicado na mesma nota.
No seguimento desta incidência, a GNR aconselha a que, em atividades de montanha, os cidadãos “tenham sempre uma pequena lanterna, apito, kit primeiros socorros e um meio de orientação no terreno (GPS ou smartphone), de forma a perceber qual o tempo estimado para terminar o percurso”.
Devem ainda ter como calçado e vestuário adequado ao tipo de “ambiente irregular no clima e no terreno”.