DESPORTO

Pepa quer derrotar FC Porto sem pensar na série invencível dos dragões

O treinador Pepa afirmou hoje que o Vitória SC quer derrotar o FC Porto sem pensar em “quebrar” a série adversária de 56 jogos sem perder na I Liga portuguesa de futebol, em partida da 29.ª jornada.

Presente no último desaire dos ‘azuis e brancos’ para o campeonato, como treinador do Paços de Ferreira, vitorioso por 3-2, em 30 de outubro de 2020, para a sexta jornada de 2020/21, o técnico vitoriano recusa que a hipótese de os ‘dragões’ superarem a marca de 56 desafios, que igualou à fixada pelo Benfica entre 1976 e 1978, sirva de motivação para os seus jogadores vencerem pela quarta vez em cinco jogos.

“Muito sinceramente, não posso dizer que nos passa ao lado, porque é um registo muito grande. [O FC Porto] está às portas de um recorde e até já o igualou, mas isso não nos diz nada. Isto não é um mano a mano entre o Pepa e o Sérgio Conceição. É um jogo diferente [do de Paços de Ferreira], num contexto diferente. São duas equipas muito competentes e fortes, e vamos ter um grande espetáculo no domingo”, disse, na antevisão ao jogo marcado para as 18h00.

Convencido de que o FC Porto de 2021/22 é aquele que mais “variabilidade tática” e “profundidade de opções” apresenta em relação aos “últimos anos”, o técnico desvalorizou a ausência do lesionado Uribe no meio campo de uma equipa “fortíssima”, que vai “empurrar” a sua “para trás em alguns momentos do jogo”.

Na antecâmara de receber os comandados de Sérgio Conceição no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, o Vitória está igualmente desfalcado no meio campo, com Alfa Semedo e Tiago Silva castigados, Tomás Händel lesionado e André Almeida ainda em dúvida, mas, para o seu treinador, o “coletivo” deve superar essas ausências.

“Não temos muitos jogadores, mas nunca me queixei de não os ter. Perdemos algumas individualidades no mercado que nos ajudavam muito, nomeadamente o Sacko, o Marcus [Edwards] e o André André. Mas, independentemente das individualidades, sentimo-nos confortáveis no coletivo. É a isso que nos agarramos para fazermos o que mais gostamos”, referiu.

O ‘timoneiro’ vimaranense lembrou ainda o “competente” jogo da primeira volta no Estádio do Dragão, no qual os vitorianos perderam por 2-1, para pedir aos seus jogadores que voltem a “ser competentes com e sem bola” e ainda “nas bolas paradas”.

Confiante de que os seus pupilos vão entrar em campo “sem medo de errar”, Pepa concordou ainda que o Vitória de Guimarães atravessa a melhor fase da época, não só pelos triunfos em três dos últimos quatro jogos, como pela “coesão coletiva”, em que as individualidades se afirmam com “naturalidade”.

Pepa comentou ainda a saída de Flávio Meireles ao fim de uma ligação ininterrupta de 19 anos ao clube vimaranense, tendo descrito o ex-jogador e dirigente como “um grande homem”, “um grande profissional” e “um vitoriano de cima a baixo”.

O Vitória SC, sexto classificado da I Liga portuguesa, com 39 pontos, recebe o FC Porto, líder com 76, em jogo marcado para as 18h00 de domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *