DestaqueVILA VERDE

Vila Verde avança com fogo controlado para prevenir incêndios florestais

No âmbito da estratégia de prevenção contra incêndios florestais, o Município de Vila Verde despoletou a realização de diversas ações de fogo controlado em zonas de mata e vegetação infestante do concelho.

A presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, e o vereador do ambiente e proteção civil, Patrício Araújo, acompanharam hoje as ações de fogo controlado, que decorreram no Monte da Mourenta, abrangendo áreas das freguesias de Esqueiros, Nevogilde e Travassós, de Dossãos e da Ribeira do Neiva.

Júlia Fernandes destacou a “especial importância da prevenção de incêndios para o concelho de Vila Verde, tendo em conta as especificidades de um território que se diferencia pelo seu património natural e paisagístico que representa uma assumida mais-valia na estratégia de desenvolvimento do concelho”.

Aproveitando as condições meteorológicas favoráveis para a gestão de combustível através do uso do fogo controlado, estas intervenções enquadram-se num planeamento de ações de prevenção, de caráter plurianual, integradas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndio (PMDFCI).

O objetivo principal, como explicou Patrício Araújo, é reduzir a carga de combustível existente, de modo a criar descontinuidades na vegetação, aumentando desta forma a resiliência do território à propagação de incêndios rurais.

Concretizadas sempre com a preocupação de salvaguardar a fauna destas zonas, as ações de fogo controlado permitem, simultaneamente, dar resposta às necessidades dos agentes locais, nomeadamente baldios, pastores e caçadores, resultando assim em ações de prevenção de incêndios rurais de uma forma integrada.

As ações de fogo controlado, que tiveram lugar nos últimos três dias, envolveram equipas de sapadores da Associação Florestal do Cávado, o Gabinete Técnico Florestal do Município de Vila Verde e a Equipa Municipal de Intervenção Florestal (EMIF).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *