DestaqueTERRAS DE BOURO

‘Geira Romana’ quer dar visibilidade ao legado romano em Terras de Bouro

Terras de Bouro vai receber de 3 a 5 de junho o ‘Geira Romana’, um evento inspirado na iniciativa congénere que se realiza em Braga no fim-de-semana anterior.

A iniciativa pretende ser, a partir de agora, mais uma demonstração da herança romana no concelho onde a Via Nova, construída no tempo de Antonino, ligava Braga a Astorga, passando por Terras de Bouro.

O presidente da câmara de Terras de Bouro confirmou a realização do evento no fim-de-semana seguinte à ‘Braga Romana’, e depois de um período pandémico, “esta é uma oportunidade de trabalhar em conjunto com Braga na promoção do território e do património arqueológicos existentes”.

Recorde-se que a Geira é hoje Património Nacional e uma das vias romanas mais bem conservadas da Península Ibérica, estando o Município e a Universidade do Minho a trabalharem na candidatura a Património Mundial da UNESCO. Depois de várias iniciativas avulsas, o autarca quer uma iniciativa mais efetiva e com mais visibilidade: “a ‘Geira Romana’ irá realizar-se no fim de semana a seguir à ‘Braga Romana'”.

No entanto, Manuel Tibo avisa que a ‘Geira Romana’ “será feita à nossa escala, com a promoção daquilo que temos em termos de conservação agregando a comunidade escolar e toda a população”. Para o autarca, o evento quer, ainda, dar a conhecer um património a todos aqueles que, por esta altura do ano, visitam Terras de Bouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *