DestaqueVILA VERDE

Feira de Ciência abre espaço a novas soluções dos jovens de Vila Verde

Arrancou hoje, em Vila Verde, a 3ª Feira de Ciência & Tecnologia, que está a decorrer até 31 de maio na Casa do Conhecimento. Na abertura dos trabalhos, a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, destacou a oportunidade para os jovens alunos do concelho partilharem “projetos e contributos que podem representar novas soluções para a sociedade do presente e do futuro”.

“Dar espaço e valorizar as ideias, sugestões e propostas dos novos talentos da ciência e tecnologia é um estímulo e um contributo com impacto fortíssimo para o melhor desenvolvimento e progresso das nossas comunidades”, sublinhou Júlia Fernandes, enaltecendo a importância do evento, aberto à comunidade em geral e especialmente dedicado ao público escolar.

A 3ª Feira de Ciência & Tecnologia contempla um vasto programa de atividades, como palestras, mostra de projetos, workshop, visitas e exposições.

Na próxima sexta-feira, a Casa do Conhecimento estará aberta ao público em geral, das 10h00 às 20h00, para dar a conhecer todos os projetos e experiências.

O evento tem como objetivo promover a cultura científica e tecnológica pela divulgação e partilha de projetos desenvolvidos pelos participantes e pela apresentação de temáticas por especialistas.

“Microrganismos Mínimos”, “No Mundo da indústria Farmacêutica: Percurso académico e profissional”, “Exploração dos Recursos Naturais – o nosso futuro!” e “Serpentes do Parque Nacional da Peneda – Gerês” são temas de algumas das palestras programadas, com a participação de biólogos, investigadores e professores universitários.

O “Circo da Física”, com Rodrigo Simões, do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico, ou a “Química forense na procura de vestígios de crime”, com o professor António Maurício Fonseca, são outras das atividades previstas. Haverá ainda espaço para falar da “Floresta Autóctone”, com António Brazão da Universidade de Coimbra
O programa contempla ainda uma visita à ETAR de Vila Verde, com alunos do ensino secundário e profissional das escolas do concelho, e “observações astronómicas” dirigidas por Luís Gago.

Os participantes na Feira serão também desafiados num workshop para “Explorar e Programar Robôs mBot”, sob orientação de Deolinda Oliveira e Lúcia Pinheiro, do Agrupamento de Escolas de Prado.

A feira é uma iniciativa da Casa do Conhecimento de Vila Verde e dos Centros de Ciência Viva na Escola dos agrupamentos de Escolas de Prado, Moure e Ribeira do Neiva e Vila Verde e da Escola Secundária de Vila Verde, juntamente com a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho.

Tem como parceiros a Escola Profissional Amar Terra, a Rede de Casas do Conhecimento, a Escola de Ciências da Universidade do Minho – Departamentos de Química, de Biologia e Ciências na Terra, o STOL – Science Through Our Lives, a Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, o NFIST – Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico, as Águas do Norte – Grupo Águas de Portugal, a empresa Biogen, o Centro de Procriação Medicamente Assistida, e Centro Materno Infantil do Norte, do Centro Hospitalar e Universitário do Porto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *