DestaqueTERRAS DE BOURO

Secretário de Estado do Ordenamento do Território vem a Terras de Bouro no dia 26 de maio

O secretário de Estado da Conservação da Natureza vai assinar, em Terras de Bouro, no próximo dia 26 de maio, às 11h00, um protocolo com o Município para a resolução de problemas associados á rede de águas e saneamento.

O documento assinado entre João Paulo Catarino e Manuel Tibo prevê o investimento de um milhão de euros na ‘proteção ambiental associada à rejeição de águas residuais na área do concelho de Terras de Bouro com enfoque na área protegida do PNPG’.

O autarca confirmou ao ‘Terras do Homem’, a assinatura do protocolo: “são cerca de um milhão de euros para resolver problemas arrastados há muitos anos”.

Manuel Tibo reconhece que a verba “fica aquém das necessidades, mas estamos muito agradecidos à anterior secretária de estado, Inês Costa, com quem trabalhamos anteriormente, e que foi sensível aos nossos argumentos”.

A anterior governante “arranjou esta verba porque entendeu que as reivindicações eram mais do que justificadas”. Segundo o presidente da câmara, a verba vai servir para “resolver problemas que temos em pleno parque nacional como as estações elevatórias, o saneamento em Vilar da Veiga, os problemas junto à Albufeira da Caniçada”.

O autarca lembra que “na Vila do Gerês, há imensos problemas com as estações elevatórias que derramavam porque estavam danificadas, a câmara nunca teve oportunidade de ir a fundos comunitários, como é sobejamente conhecido e o nosso orçamento é pequeno, com esta ajuda resolvemos problemas”.

Autarquia que está já a preparar todos os projetos na área da água e do saneamento para apresentar candidaturas ao novo quadro comunitário no qual o autarca deposita “muita esperança”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *