DestaqueTERRAS DE BOURO

Nova equipa de sapadores florestais no PNPG não está descartada

O pedido dos cinco municípios que compõem o Parque Nacional Peneda Gerês ao Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas para a criação de mais uma equipa de sapadores florestais, ainda, está em análise. A responsável pelo Fundo Ambiental, entidade que gere as verbas afetas aos Sapadores, não descarta a possibilidade, mas, primeiro “é preciso um parecer positivo do ICNF”.

Para Alexandra Carvalho, “são necessidades que precisam de ser vistas e ter o parecer do ICNF”, mas reconhece que “num território como este não me parece que o pedido tenha sido exagerado, não me parece que 50 sapadores sejam suficientes para um território desta dimensão, mas temos que esperar pelo parecer do ICNF”.

“Temos que olhar para o assunto com toda a clareza e em parceria com os municípios que é assim que gostamos de trabalhar”, acrescenta a responsável para quem o ministro do ambiente tem sempre a palavra final: “havendo um parecer positivo, a decisão final sobre qualquer tipo de apoio financeiro do fundo ambiental cabe ao senhor ministro, ele é que faz um despacho anual das verbas que estão alocadas ao fundo ambiental”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *