DestaqueVILA VERDE

Santo António de Vila Verde regressa com cinco dias e envolvimento de todo o concelho

“É com grande satisfação” que as Festas de Santo António de Vila Verde estão de regresso após a pandemia. “A expetativa é grande” como reconheceu a presidente da câmara de Vila Verde na apresentação do cartaz. Cinco dias de festa que mobilizam todo o concelho e que, este ano, tem Fernando Daniel, Julinho KSD e Siga a Farra com protagonistas musicais.

“São festas que dinamizam económica e socialmente Vila Verde, o comércio local, os artesãos, a restauração e o alojamento” acrescentou Júlia Fernandes. “Há o envolvimento de associações, das freguesias que são coorganizadoras das festas. São festas de todos para todos, para todos os púbicos e gostos”.

Com um investimento de 120 mil euros, a autarca lembra “o retorno que temos com o aluguer das barracas, dos stands, dos espaços de diversão, entre outros”. A procura por espaços para a venda ambulante “foi muito similar a antes da pandemia. Tendo em conta que há festas em Amares e Famalicão, ao mesmo tempo, a procura foi elevada”.

A verdade é que o Santo António é celebrado todo o mês de junho em Vila Verde. Já, este fim-de-semana, há a bênção do gado em Santo António de Mixões da Serra, e no fim-de-semana de 23, é Travassós que celebra o Santo casamenteiro.

Programa
Transversal aos cinco dias, há a XI edição da festa da febra com a participação da Casa do Benfica e de Moure e After party com DJ’s.

No dia 09, são dois espetáculos musicais que marcam o arranque das festividades. Às 21h00 a orquestra da Academia de Música ‘Viv’Arte’ atua com a participação dos cantores Miguel Oliveira, Daniel Fernandes, Diana Pereira, Rita Duarte e Liliana Nogueira. À meia noite, sobe ao palco, Julinho KSD.

No feriado 10, os destaques são as marchas de Santo António, às 15h00 e o concerto dos Siga a Farra às 22h00.
Sábado dia 11, o cortejo da tradição com a participação de todas as freguesias está marcado para as 17h00 e antes do Festival Folclórico Luso espanhol, os grupos participantes animam a missa solene. Marcado para as 22h00, o festival vai contar com a presença, para além do Grupo Folclórico de Vila Verde, com a presença de grupos de Lisboa, Arouca, Guarda, Cartaxo e Badajoz.

Domingo, é dia de missa solene em honra de Santo António (11h00), do festival folclórico concelhios às 15h00 interrompido por volta das 17h00 para a realização da procissão. As rusgas começam a desfilar às 21h00 e atuam depois.

Na segunda-feira, feriado municipal, a tarde é dedicada à mostra de talentos terminando as festividades com a atuação de Fernando Daniel.

Outras atividades
A tradicional bênção dos animais em Santo António de Mixões da Serra, em Valdreu, acontece já este fim-de-semana. No dia 5 há o TransMixões um passeio de BTT, e o Trail Antonino já com 450 pessoas inscritas. O percurso começa e acaba na Praça de Santo António e tem três distâncias: 21km, 15 km e uma caminhada de 8 quilómetros. As inscrições ainda decorrem até ao dia de hoje.

De 3 a 5 realiza-se ainda o Rally Spirit Altice com duas etapas em Vila Verde, a começar em Duas Igrejas e a acabar em Dossãos. São 14 quilómetros, no dia 3 com início marcado para as 15h56 e no dia 5 para as 11h36. Estão inscritos 100 pilotos, 30 dos quais estrangeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *