NACIONAL

CCDRN finaliza modernização da rede de monitorização da qualidade do ar

A CCDR-NORTE finalizou o projeto proposto na Candidatura para a Modernização da Rede de Monitorização da Qualidade do Ar da Região Norte (RMQAr-RN), no valor de 900 mil euros, que previa a renovação e melhoria das estações da rede de monitorização da qualidade do ar da Região e que permitiu colocar em pleno funcionamento 53 novos analisadores de monitorização da qualidade do ar, assim como a substituição de 10 contentores (das estações de Avintes, Perafita, Custóias, Seara, D. Manuel II, João Gomes Laranjo, Ermesinde, Anta – Espinho, Mindelo e Sobreiras).

Esta candidatura teve como objetivo investir na modernização das estações da rede de monitorização da qualidade do ar, quer com a aquisição de novos equipamentos, dotados da melhor e mais recente tecnologia, quer com a requalificação de alguns dos abrigos que compõem as referidas estações.

No ano de 2017, após um diagnóstico sobre os equipamentos instalados em cada uma das estações de monitorização, constatou-se a necessidade premente de substituição de analisadores que estão em funcionamento desde 1998. Assim, em 09 de novembro de 2017, a candidatura foi aprovada no âmbito do Programa NORTE2020.

Com a renovação e melhoria da RMQAr-NORTE, para além de vir a providenciar um otimizado cumprimento das obrigações legais da Região e de Portugal, enquanto Estado-Membro da União Europeia, permitirá a prestação de um serviço de maior qualidade e eficiência na divulgação da qualidade do ar junto da população da Região Norte.

Atualmente, a Rede de Monitorização da Qualidade do Ar da Região Norte, cuja gestão é da responsabilidade da CCDR-Norte, é constituída por 21 estações de monitorização da qualidade do ar, distribuídas por 14 Concelhos, a saber, Porto, Matosinhos, Maia, Valongo, Espinho, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Braga, Paços de Ferreira, Paredes, Guimarães, Santo Tirso, Viana do Castelo e Vila Real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *