Minho

Comemorou-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Braga

Celebrou-se, esta sexta-feira, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano se festejou em Braga durante a manhã.

A capital do Minho foi então o palco da cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal, bem como dos discursos que lhe são característicos anualmente.

Começando por volta das 11h00 da manhã, o Presidente da República ouviu o Hino Nacional e fez respetiva revista às Forças em Parada. De seguida, teve lugar a cerimónia de Homenagem aos Mortos em combate, bem como a intervenção do Presidente da Comissão Organizadora deste dia, Jorge Miranda.

Ouviu-se depois a intervenção do Presidente da República, que este ano falou em especial do Povo português dizendo que “É o povo português a razão de sermos o que somos e como somos, a razão de sermos Portugal! Viva o povo português, vivam os portugueses de ontem, de hoje e de sempre, onde quer que façam Portugal. Viva o nosso querido Portugal”.

Por fim, aconteceu o desfile das forças militares em parada e o deram-se os cumprimentos dos antigos combatentes com a participação do chefe de Estado.

Na cerimônia estiveram presentes as mais altas figuras do Estado, nomeadamente representantes dos vários partidos, ministros, figuras militares e o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. O primeiro-ministro, António Costa, não pode estar presente neste dia por questões de saúde.

Nas restantes comemorações deste dia, o Presidente da República viajará depois para Londres, onde ficará até domingo, dia em que, antes de regressar a Portugal, ainda se deslocará a Andorra, para um encontro com a comunidade portuguesa local.

Recorde-se que quando assumiu o lugar de chefe de Estado, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa lançou, em articulação com o primeiro-ministro, António Costa, e com a participação de ambos, um modelo nunca antes tentado de duplas comemorações do 10 de Junho, primeiro em Portugal e depois junto de comunidades portuguesas no estrangeiro.

Em 2016 o Dia de Portugal foi celebrado entre Lisboa e Paris, em 2017 entre o Porto e o Brasil, em 2018 entre os Açores e os Estados Unidos da América e em 2019 entre Portalegre e Cabo Verde.

Devido à pandemia da Covid-19, em 2020 houve apenas uma cerimónia simbólica no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e em 2021 foi celebrado na Madeira, também sem comemorações no estrangeiro. Este ano finalmente em dois sítios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *