Minho

Eucaristia de Ação de Graças comemora 650 anos da Aliança Luso-Britânica

No próximo domingo será celebrada a Eucaristia de Ação de Graças, na Sé Catedral de Braga, no âmbito das Comemorações da mais antiga aliança diplomática do mundo, firmada entre Portugal e o Reino Unido.

A missa, agendada para as 10hoo, será cantada pelo Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford, dirigido pelo maestro Owen Rees. É aberta ao público em geral e conta com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, o embaixador do Reino Unido em Portugal, Chris Sainty, da presidente de Portugal-UK 650, Maria João Rodrigues Araújo, do Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio e do Presidente da Câmara de Vizela, Victor Hugo Salgado, entre outras individualidades.

Portugal-UK 650 iniciativa responsável pelas comemorações dos 650 anos da Aliança Luso Britânica conta com o Alto Patrocínio de Sua Alteza Real o Príncipe de Gales e de Sua Excelência o Presidente da Republica de Portugal.

No dia 10 de julho de 2022, domingo, comemoram-se os 650 anos do Tratado Luso-Britânico de Tagilde, assinado pelo rei D. Fernando I de Portugal e pelos delegados de João de Gante, Duque de Lencastre e filho do rei Eduardo III de Inglaterra, e que conduziu à assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, selado na Catedral de São Paulo, em Londres, em 16 de junho de 1373, pelo Rei Eduardo III, de Inglaterra, e pelo Rei D. Fernando e Rainha D. Leonor, de Portugal, que se mantém em vigor até aos dias de hoje.

Esta ação é parte integrante de um conjunto de atividades de investigação, educação, cultura, de cooperação e sociais, que estão a ser promovidas pela iniciativa Portugal-UK 650, juntamente com uma centena de entidades parceiras, de modo a transmitir os valores do Tratado fundacional da Aliança no mundo atual.

“Haverá daqui em diante entre nós uma verdadeira, fiel, constante, mútua e perpétua paz e amizade, união e aliança e ligas de sincero afeto” (Artigo I, Tratado da Aliança, Londres 16 junho 1373) – apelando à responsabilidade e compromisso de cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *