O Site-Norte (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte) marcou uma greve de 24h00 para os trabalhadores da Bosch em Braga, amanhã.
“Face aos escassos aumentos salariais e à gritante discriminação na aplicação destes por parte da empresa, que insiste em desvalorizar os salários dos trabalhadores mais antigos e discriminar em direitos (a exemplo a não aplicação de diuturnidades) aos trabalhadores mais novos, à falta de resposta às propostas do Sindicato que tem vindo ao longo dos anos a chamar a atenção para estas matérias, os trabalhadores entendem dar um sinal de descontentamento face à revolta que sentem com tal discriminação”, começa por dizer o sindicato.
“Entenda-se que estamos a falar de uma multinacional, com mais de mil milhões de faturação no polo de Braga, que recebe habitualmente dinheiros públicos e que, insiste em desconsiderar quem lhe produz a riqueza, trabalhadores estes que hoje, face à perda de poder de compra, vêm os seus rendimentos mingar a cada mês assim como uma aberrante desvalorização das carreiras, da dedicação e experiências acumuladas”, refere o sindicato em comunicado.
“Os horários desregulados, os ritmos intensos de trabalho, a retirada de direitos às novas gerações, os baixos salários praticados e a pressão exercida sobre os trabalhadores tem, não só afastado trabalhadores da empresa, como desgastado quem, com mais ou menos tempo de casa, sempre zelou e pautou o seu trabalho com profissionalismo”.
Assim, os trabalhadores irão cumprir a greve na totalidade do seu horário de trabalho.
