Minho

PSD lamenta o facto das escolas da Póvoa de Lanhoso ficarem de fora do apoio financeiro para obras de requalificação

O PSD da Póvoa de Lanhoso, “mostra-se surpreso e lamenta” que nenhuma das escolas do concelho constem na lista das escolas a serem requalificadas com apoio financeiro, no âmbito do acordo entre a Associação Nacional de Municípios (ANMP) e o Governo.

Recorde-se que ANMP e o Governo chegaram a um acordo de descentralização de competências para as autarquias locais, apenas em duas áreas – Educação e Saúde, graças ao inconformismo e resiliência dos autarcas. Fruto das referidas negociações, consagradas no acordo assinado no dia 22 de julho, foi conseguido apoio financeiro a 100% para obras de requalificação em 451 escolas de Portugal. “Mas nenhuma da Póvoa de Lanhoso”, revelou o presidente da concelhia do PSD, Luís Carvalho.

“Recentemente, aprovou-se, em sede da Assembleia Municipal, a contração de um empréstimo de 700 mil euros para obras necessárias e imprescindíveis, nas escolas do nosso concelho. Este valor não seria tão avultado, caso a Câmara Municipal tivesse conseguido garantir os apoios financeiros do Governo para as obras de requalificação das escolas que passaram da tutela do Ministério de Educação para a autarquia, ao contrário de outras autarquias do país que conseguiram garantir os mesmos”, referiu Luís Carvalho.

Face a este cenário, “das duas uma, ou a autarquia não reivindicou, preferindo que sejam os Povoenses a pagar as obras mais urgentes nas escolas do nosso concelho, ou se reivindicou, foi simplesmente esquecida pela ANMP e pelo Governo e ultrapassada por tantos outros municípios portugueses”.

“O PSD da Póvoa de Lanhoso lamenta, manifestando a sua preocupação e indignação, pelo facto de as escolas ficarem de fora do apoio financeiro para obras de requalificação, nomeadamente a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, com 30 anos de existência, que se encontrava contemplada para ser intervencionada pela Parque Escolar e não foi sendo assim goradas, uma vez mais, as expectativas da comunidade educativa”.

Tendo em conta que “foi adiantado pelo Governo que esta lista de escolas a receberem obras de requalificação financiadas a 100% por Fundos Comunitários, pode ser alvo de negociação e revisão no futuro”, o PSD “reivindica com a mantém a esperança que, numa futura negociação, a Câmara Municipal tudo faça para que a Póvoa de Lanhoso não seja, uma vez mais, esquecida e ultrapassada, a bem dos nossos jovens e de toda a comunidade educativa que merecem e têm o direito a ter condições físicas de qualidade de ensino e aprendizagem, como os demais”, concluiu Luís Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *