DestaqueTERRAS DE BOURO

CLDS 4GEIRA dinamiza atividades de verão para jovens

Jovens do concelho de Terras de Bouro usufruíram de um programa de atividades levado a cabo pelo Projeto CLDS 4GEIRA, sob a coordenação da ATAHCA, entre os dias 25 e 29 de julho de 2022.

Com o objetivo de promover ações de mobilização das crianças e jovens, em especial as que pertencem a agregados de baixos rendimentos, promover estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade local, foi dinamizado um programa de atividades – Férias em Ação! – que decorreu ao longo de cinco dias em Moimenta tendo contado com a participação de 13 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos.

Entre as atividades que mais deliciaram os jovens contam-se iniciativas de contacto próximo com a natureza e com o património histórico e ambiental do território de Terras de Bouro – ida à Praia, Peddy Paper no Circuito Urbano da Vila de Terras de Bouro, Caminhada pela Ecovia do Homem -, iniciativas de promoção da prática do desporto e de desenvolvimento do espírito de equipa em atividades como Jogos de Cooperação, Arborismo com slide, Tiro com arco, Zumba -, entre outros momentos que espicaçaram o espírito criativo dos nossos jovens – Visita/oficina Exposição “Joan Miró: Signos e Figurações” e Oficina “Navegadores Espaciais” na Fundação de Serralves – Porto.

Tratou-se de uma iniciativa que proporcionou a alguns jovens do concelho, o convívio com os seus pares, a aquisição de novos conhecimentos e a vivência de novas experiências.

Na concretização destas atividades foi imprescindível o apoio proporcionado por diferentes entidades/empresas locais: Junta de Freguesia de Moimenta, Intermarché de Terras de Bouro, Águas do Fastio e Associação Sociocultural e Desportiva de Valdosende – Paradela.

O programa de atividades “Férias em Ação!” encerrou na tarde do dia 29 de julho com um pequeno convívio na sede do Projeto CLDS 4GEIRA e contou com a presença do senhor Presidente da Junta de Freguesia de Moimenta, Júlio Alberto Cerqueira, do senhor secretário da Junta de Freguesia de Moimenta, Bruno Freitas e da tesoureira da Junta de Freguesia de Moimenta, Maria do Céu Azevedo.

Esta atividade representa, entre muitas outras iniciativas, mais uma ação integrada no Eixo II – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da Pobreza Infantil do CLDS 4GEIRA – Gerações, Emprego, Inclusão e Revitalização de atividades no concelho de Terras de Bouro, sob a coordenação da ATAHCA, sendo este um projeto cofinanciado pelo Fundo Social Europeu – POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), tendo como organismo intermédio o ISS, I.P. (Instituto da Segurança Social, I.P.).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *