Curadora da zet gallery proferiu a Lição Inaugural na receção aos docentes do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda
O Agrupamento de Escolas Sá de Miranda iniciou o ano letivo 2022/2023 com a receção a cerca de 250 professores, das diversas escolas que constituem o agrupamento: a escola secundária Sá de Miranda, escolas básicas de Palmeira, Bracara Augusta, Dume, Ortigueira, Eira Velha, Coucinheiro, da Presa, de Pousada e de Crespos, e os jardins de infância de Adaúfe e de Santa Lucrécia.
A cerimónia foi presidida pela diretora do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Antonieta Silva, e visou dar a conhecer o funcionamento das escolas e as principais novidades para este ano letivo, nomeadamente o retorno às dinâmicas já existentes no período anterior à pandemia e a apresentação de projetos e atividades destinadas à promoção da melhoria das aprendizagens dos alunos e do Projeto Cultural da Escola.
O AESM é um dos agrupamentos de escola que integra as escolas piloto do Plano Nacional das Artes, onde se integra o Projeto Cultural da Escola, que pretende garantir o acesso de todos às artes e proporcionar de forma diversificada a presença das artes na abordagem aos conteúdos das diferentes disciplinas, incluindo a sua utilização como recurso pedagógico, criativo e transversal. Foi nesse sentido que Helena Mendes Pereira, diretora geral e curadora da zet gallery, foi a convidada para proferir a lição inaugural sob a temática “A sala de aula e a sala de museu”.
Aqui, os presentes foram convidados a pensar na educação pela arte, uma vez que esta tem o poder para abrir o espírito crítico dos alunos, proporcionar maior autoestima e empoderar o conhecimento. A sala de aula poderá ser qualquer lugar onde exista a possibilidade de aprender e, pela arte, podemos formar cidadãos mais participativos, criativos e mais informados. No final, teve lugar um pequeno convívio entre os professores e uma visita guiada aos espaços da escola secundária Sá de Miranda.
O ano letivo arranca com mais de 2300 alunos em todo o agrupamento, tendo-se verificado um aumento com algum significado do número de alunos no ensino secundário, mais concretamente no 10.º ano. Nos restantes níveis de ensino, manteve-se o número de alunos dos anos letivos anteriores. A receção aos novos alunos far-se-á no dia 15 de setembro e o início das atividades letivas para todos os alunos será no dia 16 de setembro.