Cinco artistas ucranianas inauguram exposição única em Braga

A zet gallery inaugura este sábado em Braga, dia 17 de setembro, às 16 horas, a exposição FIRST IMPRESSIONS, que resulta do trabalho artístico de 5 artistas refugiadas ucranianas a quem o dstgroup deu acolhimento – alojamento, atelier, recursos para a produção das obras de arte e uma bolsa mensal de €1000/artista.

As 5 artistas Yevheniia Antonova, Margaryta Alfierova, Oleksandra Skliarenko, Hanna Kyselova e Nataliia Diachenko apresentarão trabalhos ligados à pintura, ilustração, escultura e fotografia, que desenvolveram em residência artística desde abril deste ano, altura em que começaram a chegar a Braga.

Estas artistas vieram de diferentes cidades da Ucrânia e as suas histórias cruzam-se no momento em que se sentem impelidas a abandonar o seu país e que, depois, se encontram e conhecem em Braga para trabalhar com a zet gallery, para recomeçar.

As suas práticas artísticas deambulam entre a pintura, a ilustração, a fotografia ou a escultura e os seus currículos divergem na extensão e no caminho percorrido até aqui.

first impressions é um ambicioso e emotivo projeto curatorial onde são apresentadas as primeiras obras por elas produzidas em Portugal, resultantes dos seus processos de adaptação, aprendizagem, investigação e descoberta.

“Esta exposição não é uma viagem. É, antes, um tempo parado na curva dos dias que correm, mas não passam. É feita das primeiras impressões, do que cada coisa diz sobre o que se sente”, afirma Helena Mendes Pereira, diretora geral e curadora da zet gallery.

A presidir a inauguração estará a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que tutela também as áreas da Igualdade e das Migrações, acompanhada pelo presidente do dstgroup, José Teixeira, a diretora da Zet Gallery, Helena Mendes Pereira, bem como de outras personalidades, tais como a Cônsul da Ucrânia, Alina Ponomarenko ou a Vice-Presidente da Câmara Municipal Braga, Sameiro Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.