Minho

Deputados da Assembleia da República visitaram Braga para conhecer processo de candidatura a CEC 2027

A Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto (CCJD) da Assembleia da República realizou hoje, dia 27 de Setembro, uma visita de trabalho a Braga no âmbito da candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027.

Os membros da CCJD foram recebidos por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Na ocasião, o Edil afirmou que a cultura é uma aposta deste executivo enquanto vetor central de desenvolvimento da cidade, destacando o enriquecimento proporcionado pelo processo de candidatura a CEC, independentemente do resultado final.

“A cultura é um fator de transformação dos territórios, tornando-os mais competitivos. Investimos 4% do orçamento nesta área em 2017, subimos para 8% em 2022 e temos a expectativa de chegar a 10% em 2028. Houve ainda um forte crescimento do apoio direto aos agentes culturais – de 600 mil euros em 2017 para cerca de 1,5 milhões de euros -, valor que se manteve e foi inclusivamente reforçado com linhas de apoio específicas durante a pandemia”, disse.

Como sublinhou o autarca, esta aposta na cultura também é visível nos novos desafios da cidade, que em 2017 Braga foi designada Cidade Criativa da UNESCO na área das Media Arts e tem vindo a desenvolver um programa específico neste sector. Como resultado, é já possível verificar o crescimento dos públicos que, nos principais espaços culturais, cresceram cerca de 40% nos últimos anos.

“A necessidade de concertar esforços e estratégias levou à decisão simultânea de candidatar Braga a Capital Europeia da Cultura e começar por definir uma estratégia de desenvolvimento a longo prazo, fruto de um processo longo e plural de auscultação dos agentes locais e envolvimento Esta estratégia, denominada de Braga Cultura 2030, foi aprovada em 2020 e antevê uma cidade culturalmente vibrante, e atrativa onde a cultura está no centro do seu desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida”, salientou.

Após a receção nos Paços do Concelho, os membros do CCJD visitaram o edifício gnration, onde conheceram o modelo de gestão deste equipamento cultural e reuniram com as equipas da Braga Media Arts – Cidade Criativa da UNESCO e da candidatura Braga’27 – tendo sido informados sobre o processo de construção e ponto de situação da candidatura. Por fim, a visita terminou no Theatro Circo onde se realizou um encontro com agentes culturais da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *