Vila Verde

Ciclo do pão de milho em destaque na ‘Tradições dos Nossos Avós’ de Cervães

Cervães prepara-se para receber mais uma edição da iniciativa ‘Tradições dos Nossos Avós’. Este ano, o maior destaque vai para o ciclo do pão de milho, com exposições, atividades lúdico-pedagógicas e partilha de conhecimento entre diferentes gerações.

O evento vai decorrer de 5 a 7 de novembro, no Centro Social e Paroquial de Cervães.

O arranque está marcado para as 20h30 de sábado, 5 de novembro, com a abertura da exposição com peças de vestuário do início do sec. XX e haverá uma projeção de vídeo de desfolhada. A exposição estará aberta ao público também durante os restantes dias, a partir das 10h.

No domingo, 6 de novembro, o dia inclui um momento dedicado ciclo do pão de milho, pelas 16h. Da preparação até à cozedura em forno de lenha, as broas serão confecionadas totalmente à moda antiga. No final, tempo para a degustação desta iguaria tradicional que será acompanhada pelo Grupo Folclórico de Cervães.

A iniciativa encerra na segunda-feira, 7 de novembro, dia de visita guiada dos alunos do Centro Escolar e dos idosos do Centro Social e Paroquial de Cervães. Uma atividade que irá promover a troca de conhecimento entre gerações e a transmissão da cultura tradicional para os mais novos.

O evento resulta de uma organização conjunta entre a cervanense Maria Amélia Oliveira, o Centro Escolar e o Centro Social e Paroquial de Cervães. A organização conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Cervães, do Grupo Folclórico de Cervães, de associações locais e da comunidade, numa verdadeira demonstração de união na freguesia. A iniciativa integra a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

Deixe um comentário