Patrulha ‘Mondego’ deteta embarcações de migrantes no Sul de Espanha
O navio patrulha costeiro “Mondego”, da Marinha Portuguesa, integrado na operação INDALO 2022, sob égide da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira – FRONTEX, no sul de Espanha, detetou, durante a patrulha nos dias 25 e 26 de outubro,na área definida pela agência, duas embarcações de migrantes.
A primeira embarcação tinha 9 pessoas a bordo. Após contacto com as autoridades em Madrid, o navio português colaborou com o salvamento, efetuado pelo SALVAMARSPICA (lancha de salvamento), tendo sido efetuado com sucesso o resgate de todos oselementos a bordo. Durante o empenhamento nesta ação, o navio português prestou assistência aos migrantes, fornecendo água e comida, bem como mantas de aquecimento.
Durante o dia 26 de outubro, o “Mondego” recebeu, pelas 09h04, um contacto por parte do ICC Madrid, de uma possível embarcação com migrantes que se dirigia para a costa de Espanha. Prontamente, o navio tomou ação, rumando à posição fornecida, intercetando, desse modo, uma embarcação com 15 pessoas a bordo.
Foi solicitado à embarcação de migrantes que aguardassem na posição, ordem à qual não corresponderam, mostrando uma postura pouco cooperante. Dessa forma, numa tentativa de parar a embarcação, o navio empenhou a semirrígida com um elemento da Guardia Civil a bordo, numa tentativa de impedir o desembarque dos migrantes em terra. Sem sucesso, estes acabaram por desembarcar numa zona de difícil acesso.
Em colaboração com as autoridades em Madrid, o navio coordenou a ação no local, na qual foram empenhadas patrulhas terrestres para a interceção dos migrantes. A embarcação que serviu de transporte foi entregue a elementos da Guardia Civil.
A agência FRONTEX agradeceu o empenho e rápida resposta do navio patrulha costeiro “Mondego” e de toda a sua guarnição nas ações efetuadas no decorrer da patrulha.