CURIOSIDADES

Covid-19 afeta células do cérebro como se estivesse doente com Parkinson

Um novo estudo da universidade de Queensland, na Austrália, explica que a Covid-19 afeta as mesmas células do cérebro como se estivesse infetado com Parkinson ou Alzheimer. A pesquisa refere mesmo que existe um potencial risco de pessoas infetadas desenvolverem alguma doença neurodegenerativa.

“As conclusões podem explicar alguns dos sintomas que estão ocorrer em pacientes com Covid longa”, explica Trent Woodruff, um dos responsáveis pelo estudo. A pesquisa tentou perceber como é que a Covid-19 influenciava algumas células do cérebro.

Identificaram que algumas das que eram afetadas em doenças cerebrais também o eram com a Covid. “Não importa o tipo de sangue ou que células analisámos, todas as células acabaram por reagir a este vírus.”

Este estudo foi feito em animais e tentou também encontrar uma cura para a doença. Neste caso foram dados nos testes medicamentos que são usados para minimizar os efeitos do Parkinson.

“O fármaco diminuiu a inflamação dos animais infetados. Pode ser uma possível abordagem de tratamento para prevenir doenças neurodegenerativas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *