CURIOSIDADES

Drone militar dos EUA regressa à Terra depois 908 dias em órbita

Um ‘drone’ espacial das Forças Armadas norte-americanas aterrou, no sábado, na base aérea do Cabo Canaveral, na Flórida, depois de passar quase dois anos e meio em órbita, informou o fabricante de aeronaves Boeing.

O vaivém não tripulado, cujo primeiro voo ocorreu em 2010, passou, no total, mais de uma década no espaço durante as seis missões que já realizou, acrescentou a empresa em comunicado.

O X-37B “continua a bater recordes e fornece ao nosso país uma capacidade inigualável de testar e integrar rapidamente novas tecnologias espaciais”, adiantou o vice-presidente da Boeing Space, Jim Chilton.

Lançado em sigilo, o veículo não tripulado é abastecido por painéis solares, tem nove metros de comprimento, uma envergadura de 4,5 metros e foi projetado para a Força Aérea dos EUA pela United Launch Alliance, um consórcio que juntou as empresas Boeing e Lockheed Martin.

O Pentágono tinha levantado o véu sobre os seus objetivos antes do seu último lançamento, em maio de 2020, adiantando que a missão que levou 908 dias pretendia testar as reações de certos materiais no espaço, avaliar os efeitos da radiação numa série de sementes e transformar a radiação solar em energia radioelétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *