Manhã vs noite. Afinal, qual é a melhor altura do dia para tomar banho?
Não existe um consenso e a verdade é que deve conhecer pessoas dos dois lados da ‘barricada’. De um lado estão os que tomam banho de manhã, ao acordar. Do outro os que preferem à noite, antes de dormir. Afinal, qual é a melhor opção para o corpo?
O portal Seventeen falou com dois especialistas para responder à questão. A verdade é que acaba por não existir uma explicação mais acertada para um ou outro caso. Cada um deles traz os seus benefícios.
“Em relação à higiene, acredito que se deve tomar banho à noite para remover a sujidade, os óleos e os germes que se acumularam na pele e no cabelo ao longo do dia”, explica ao portal a dermatologista Rebecca Marcus.
Já Dendy Engelman, também dermatologista, refere que “depende muito do estilo de vida de cada um e das suas preferências.” Ainda assim, dá alguns motivos para que o duche seja matinal.
“Os lençóis acumulam suor, bactérias e células mortas da pele, nas quais ficamos horas à noite, especialmente se os lençóis não forem limpos regularmente. Um banho de manhã vai acabar por lavar isso tudo e fazer com que comece o dia mais limpo.”
Se o fizer antes de dormir, também acaba por beneficiar. “Pode ajudar a prevenir surtos de acne no rosto e no corpo, especialmente se a pele for propensa a acne”, continua Dendy Engelman.
Depois de um dia de trabalho, pode acabar por ser algo relaxante. “É um bom ritual depois de um dia agitado, tudo para entrar numa mentalidade mais relaxada antes de dormir.”