AMARESDestaque

Cerca de 50 ligações clandestinas de saneamento detetadas em Amares

A Câmara de Amares está a fazer o levantamento das ligações clandestinas de saneamento à rede de águas pluviais. Segundo confirmou ao ‘Terras do Homem’, o vereador do Ambiente da câmara de Amares, Vitor Patrício, “numa altura em que estão inspecionadas cerca de 200 habitações, detetamos quase 50 ligações ilegais”.

Os proprietários já foram notificados da ilegalidade e podem incorrer numa multa quase não resolvam a situação.

O trabalho de levantamento está a ser feito com uma solução inovadora MobileGIS desenvolvida pelo município.

Esta solução tecnológica recorre ao SIG (Sistema de Informação Geográfica) e permite a recolha, análise e comunicação de dados espaciais em tempo real, sem custos para o município.

Nesta fase, já estão integradas duas soluções, sendo uma para criar o Plano Municipal de Segurança Rodoviária (Transit) e outra o controlo das ligações indevidas à rede de saneamento (Inspectfumos). Está praticamente finalizado o cadastro de toda a sinalização vertical a qual será corrigida no próximo ano e já foram identificadas mais de meia centena de ligações indevidas à rede de saneamento.

A solução Transit resulta de uma dissertação de mestrado de Lara Cruz, do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, orientada pelo professor e vereador do Ambiente do Município de Amares, Vítor Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *