Minho

Braga vai atribuir 200 euros por cada nascimento ou adoção

A Câmara de Braga vai atribuir um apoio de 200 euros por cada nascimento ou adoção, numa medida que visa contribuir para salvaguardar o futuro geracional da população do concelho e para a fixação de residentes, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Câmara explica que o apoio financeiro de 200 euros será atribuído às crianças nascidas entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2023, cujos agregados familiares tenham residência fiscal em Braga, no mínimo há um ano antes da data de nascimento.

O incentivo será também concedido a crianças com idade igual ou inferior a 6 anos que sejam adotadas durante o próximo ano.

De acordo com o regulamento do programa “Braga Mais Família”, o apoio será atribuído numa prestação única, por cada nascimento ou adoção, “mediante comprovativo de despesas efetuadas em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável da criança”.

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, refere que a autarquia “tem vindo a assumir um papel importante e relevante nesta área, através da implementação de diversas medidas de apoios às famílias”.

“Ainda assim, urge adotar medidas concretas que contribuam para salvaguardar o futuro geracional da população do concelho e para a fixação de residentes”, refere.

Este apoio será atribuído a um dos progenitores, casados ou que vivam em união de facto, com quem a criança resida, ou ao progenitor que tiver a sua guarda ou ainda a qualquer pessoa singular a quem, por decisão judicial ou administrativa, a criança esteja confiada e com quem a mesma resida, nomeadamente por adoção.

O pedido de apoio terá de ser efetuado mediante o preenchimento de um formulário que deverá ser entregue no Balcão Único ou remetido por correio ou via eletrónica.

O programa vai ser votado na próxima reunião do executivo e entrará em vigor após publicação em Diário da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *