Minho

120 alunos juntaram-se em concerto solidário para a CERCI Braga

A CERCI Braga em parceira com o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de realizou o Concerto Solidário LEVA-ME, no Altice Fórum Braga.

Este concerto foi uma das várias iniciativas que a Cooperativa se propôs para assegurar a viabilidade das suas Residências de Autonomização e Inclusão, que dão resposta residencial a 10 jovens/adultos com deficiência intelectual.

Desde Fevereiro com candidaturas PARES 3.0 aprovadas, que a organização aguarda pelo reembolso do investimento e dos respetivos acordos de cooperação com a segurança social que permitam o funcionamento da resposta.

Havendo o compromisso público em não deixar encerrar o projeto, por parte da CERCI Braga, dado que os residentes maioritariamente não têm qualquer tipo de retaguarda familiar, suportou até novembro todas as despesas.

A presidente da cooperativa, Vera Vaz, realça a extrema relevância que a comunidade bracarense tem no apoio ao trabalho que realizam : “A CERCI Braga em um sentimento de gratidão pelos bracarenses inestimável. Sentiu da parte da comunidade um envolvimento muito grande em todas as iniciativas propostas …seja na excelente adesão à nossa loja de natal solidária, ao concerto de hoje, quer por parte dos organismos e entidades da nossa cidade, Câmara Municipal, Invest Braga, Juntas de Freguesia, outras associações como Refood, Cruz Vermelha, ao nos ajudarem na concretização de iniciativas, na doação de bens alimentares e no reconhecimento e importância do trabalho que fazemos em prol das pessoas com deficiência intelectual no concelho”.

Este envolvimento da comunidade bracarense permitiu manter em funcionamento e ajudará a equilibrar financeira a cooperativa, para que no futuro seja possível responder às muitas necessidades desta área no concelho de Braga.

Coincidentemente, a instituição celebrou acordo de cooperação para uma das residências, não havendo ainda previsão quanto à celebração do segundo e a reembolso do investimento feito. A Instituição aguarda com expectativa, com o compromisso de tudo continuar a fazer para que um projeto tão necessário, e onde já houve tanto investimento e reconhecimento da comunidade não se extinga.

No concerto que contou com a participação de mais de 120 alunos, da escola artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e do ensino articulado: Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado e Agrupamento de Escolas de Maximinos e de uma atuação do Grupo de Dança da CERCI Braga. Um concerto em que o principal objetivo foi demonstrar o quanto a arte pode ser um meio privilegiado de inclusão.

Ainda este ano, a celebração do Fim de Ano, que contará com a participação do prestigiado artista, Tony Carreira, no Altice Fórum Braga, organizado pela Câmara Municipal e e pela Invest Braga, fará reverter a receita a favor da CERCI Braga.

A loja solidária de Natal da CERCI Braga na Av. Central nº 68 está a funcionar até dia 23 de Dezembro. Lá poderão encontrar vários artigos feitos nos ateliers do CACI da CERCI Braga, a peça Senhora do Leite, o livro : A loja dos Brinquedos. Prendas de natal originais e solidárias que trarão maior sentido ao Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *