CURIOSIDADES

Árvore de Natal alimentada por bicicleta de exercício em estação de Kyiv

A Ucrânia está a reinventar-se para não deixar morrer o espírito da época, apesar dos cortes de energia constantes devido a ataques russos a infraestruturas.

O aproximar da época natalícia com um país em guerra e com grande parte das estruturas de energia do país destruídas ou danificas, está a levar a Ucrânia a reinventar-se para não deixar morrer o espírito da época.

Em Kyiv, capital do país, começam a surgir formas criativas de poupar energia.

Num vídeo partilhado por Anton Gerashchenko, deputado e conselheiro do Ministério do Interior ucraniano, pode ver-se a árvore de Natal a ser alimentada à medida que as pessoas que passam pelo local, veem uma bicicleta de exercício, pedalam e faz-se luz!

A árvore, que se encontra numa estação ferroviária em Kyiv, é uma das poucas instaladas no país à medida que se aproxima o período festivo, apesar da guerra que continua na Ucrânia.

A Rússia bombardeou novamente, na passada sexta-feira, as infraestruturas de energia da Ucrânia e provocou novos cortes de energia elétrica no país, assim como a interrupção do abastecimento de água na capital.

O parlamento em Kyiv ficou mesmo sem aquecimento e sem luz na sequência dos bombardeamentos. Segundo a empresa de energia ucraniana DTEK, seriam implementados apagões programados para gerir o esforço na estrutura elétrica da capital.

O presidente da Ucrânia disse, um dia depois, que o fornecimento de energia já tinha sido restaurado, numa ação que abrangia mais de seis milhões de ucranianos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *