CURIOSIDADES

Fraqueza muscular pode ser primeiro sintoma de ‘assassino silencioso’

Desengane-se quem julga que o colesterol, um fator de risco das doenças cardiovasculares, é um problema exclusivo dos mais velhos. São cada vez mais as pessoas a sofrerem deste mal. E muitas vezes sem sequer desconfiarem, uma vez que, geralmente, surge pela caldada, ou seja, não dá sintomas.

Ainda assim, existem sinais de alerta que jamais deve ignorar. Fraqueza muscular, por exemplo, por ser um sintoma de colesterol acumulado na parede das artérias.

A doença arterial periférica (DAP) é uma das principais consequências, segundo a Cleveland Clinic, situada no estado de Ohio, nos Estados Unidos. Por esta altura, o leitor deverá estar a questionar: mas, afinal, que doença é essa? O Hospital da Luz responde. A DAP consiste na “obstrução progressiva das artérias, mais frequentemente dos membros inferiores”. “É responsável pela maioria dos eventos cardíacos (enfarte agudo do miocárdio) e cerebrovasculares (AVC ou acidente vascular cerebral)”, acrescenta.

Daí pode resultar isquemia, o termo médico que designa a presença de um fluxo de sangue e oxigénio inadequado a uma parte específica do organismo, é a principal consequência.

Segundo especialistas da Cleveland Clinic, a claudicação é “o primeiro sinal percetível” de DAP. “Pode notar fraqueza muscular ou até um espasmo ou cãibra”, alertam.

Ssem tratamento, pode evoluir para gangrena, resultando na amputação. A boa notícia é que, na maioria dos casos, o tratamento inicia-se pela mudança no estilo de vida. Perder peso, parar de fumar e praticar desporto são aspetos fundamentais.

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol. O ‘bom’ colesterol (HDL) é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o ‘mau’ colesterol (LDL) transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.

Quando está em excesso, o colesterol é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total – < 190 mg/dl; Colesterol LDL - <115mg/dl; Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *