re.store®, a marca de Braga que transforma desperdícios têxteis em inclusão social
A re.store®, marca de Braga, assume-se como a marca de inovação social dos 3Ps: P de Pessoas porque promove a inclusão social (todos os seus produtos são confecionados por parceiros sociais que são remunerados pelo seu trabalho), P de Planeta porque contribui para a redução da pegada ecológica da indústria têxtil nacional (todos os seus produtos são feitos a partir de desperdícios e sobras desta indústria) e P de Pedagogia porque promove, junto das escolas e organizações, a consciencialização coletiva no sentido da mudança de atitude e de comportamentos de consumo mais responsáveis.
Em 2 anos de existência, a re.store já conseguiu reutilizar 5 toneladas de tecido e remunerar, até à data, os seus parceiros sociais em 50.703,15 euros, tendo ultrapassado o objetivo a que se havia proposto para 2022: o valor de 50.000 euros.
A re.store é assim “um exemplo de que é possível criar impacto positivo através de uma empresa de inovação social, realçando a importância de as empresas trabalharem o seu desígnio de agentes de mudança no que toca à sua responsabilidade social corporativa”, refere Sílvia Correia, responsável pela empresa.
“2022 foi um ano em que a re.store conquistou a confiança de vários clientes empresariais – trabalhando várias soluções em conjunto para evitar desperdícios têxteis e promover a inclusão social de pessoas únicas na sua diferença – e viu aumentar o número dos membros da sua Tribo empenhada em mudar muitos pequenos mundos”, finaliza.