Prepara-se para o frio. Temperaturas descem hoje em Portugal continental
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta “descida gradual” de temperatura deve-se à passagem de superfícies frontais frias que atravessam o território de norte para sul, às quais estão associadas massas de ar polar, e será registada inicialmente nas regiões Norte e Centro, estendendo-se a todo o continente na quarta-feira.
Na quarta e na quinta-feira, os valores da temperatura mínima na generalidade do território deverão ser inferiores a 5° C, exceto no litoral (entre 5° C e 8° C). No interior do Norte e do Centro estão previstas temperaturas entre -5° C e 0° C. Já os valores da temperatura máxima não deverão ultrapassar 11/14° C, sendo inferiores nas áreas interiores do Norte e Centro (5° C a 9° C).
Estas condições meteorológicas vão dar origem, já hoje, a precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, com maior incidência no Minho e Douro Litoral, e à queda de neve nas terras altas, pelo que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil pediu à população para adotar medidas preventivas.
Neste período de “desconforto térmico elevado”, a Proteção Civil alertou para os riscos de “intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação em habitações onde se utilizem aquecimentos como lareiras e braseiras”, assim como para incêndios devido à “má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos”.