ATAHCA implementa projeto de educação alimentar
´Cávado com…Sabor’. É este o projeto de educação alimentar que está a ser implementado pela ATAHCA, no território do Cávado, concretamente em Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.
Projeto, integrado no Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, tem como principais áreas temáticas a promoção da alimentação saudável, a promoção da dieta mediterrânica e o combate ao desperdício alimentar, com o objetivo de tornar a alimentação da comunidade do Cávado “mais equilibrada e amiga do ambiente”.
“Iremos dinamizar atividades diversas no sentido da mitigação da iliteracia alimentar nas temáticas abrangidas pelo projeto”, explica em comunicado, o presidente da ATAHCA, José Mota Alves.
Segundo esclarece, nesta fase inicial, a ATAHCA está a promover um levantamento das necessidades e interesses dos potenciais destinatários deste projeto, designadamente, alunos (prioridade ao pré-escolar e 1º ciclo); comunidade educativa (prioridade aos educadores e docentes do pré-escolar e 1º ciclo, colaboradores das cozinhas/cantinas, encarregados de educação); técnicos e colaboradores das autarquias com ligação à gestão de projetos de alimentação coletiva; técnicos e colaboradores de instituições de solidariedade e economia social; facilitadores/animadores (entidades parceiras); produtores agrícolas e empresas (agroalimentares e restauração).
Para tal, a associação disponibiliza um breve questionário disponível online, no site da ATAHCA. O projeto decorrer até 2024 e é coordenado pela ATAHCA e engloba uma parceria da qual fazem parte, a CIM-Cávado, DRAPNorte e o INIAV.
Neste momento, o projeto já está no terreno com a realização de reuniões para planeamento das primeiras atividades.