CURIOSIDADES

Projeto quer treinar ratos para salvar pessoas desaparecidas em sismos

Os roedores podem ser equipados com malas que inclui uma câmara de vídeo, microfones e também um localizador.

O terramoto que se fez sentir na Turquia e na Síria fez com que vários países contribuíssem com meios para encontrar pessoas desaparecidas no meio dos escombros, com alguns projetos em desenvolvimento a quererem precisamente colmatar algumas lacunas neste departamento.

Um destes projetos é da organização sem fins lucrativos APOPO na Bélgica, o qual consiste em equipar ratos com pequenas malas. Devido ao tamanho reduzido, os ratos são opções perfeitas para explorar os escombros de edifícios destruídos e, caso detetem a presença de alguém, são treinados para puxar um cordel para assinalar que há alguém que precisa de ajuda.

“Os ratos são tipicamente curiosos e gostam de explorar – o que é importante para buscas e salvamentos”, nota uma das responsáveis pelo projeto, Donna Kean, em entrevista à CNN. “Em conjunto com uma mala e treino, os ratos são incrivelmente úteis para buscas e resgates”.

O projeto teve início em abril de 2021 e, desde então, a APOPO tem trabalho com a Universidade de Tecnologia de Eindhoven para desenvolver a mala com equipamento – que inclui uma câmara, microfone e um transmissor de localização.

No final de 2022 a equipa de Kean estava a treinar estes roedores na Tanzânia, esperando que eventualmente estejam prontos para entrar em cenários reais afetados por sismos e terramotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *