DestaqueTERRAS DE BOURO

Alunos de Terras de Bouro abordaram a questão das ‘fake news’

Cerca de 50 alunos dos 10º, 11º e 12º anos da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro participaram numa sessão sobre ‘Desinformação’, promovida pela delegação da Europe Direct Minho sediado no IPCA de Barcelos e que contou com a participação do diretor do ‘Terras do Homem’, Pedro Antunes Pereira e Ricardo Sousa do Europe Direct. Dividida em duas partes, de uma hora cada, a sessão, primeiro, foi dirigida para os alunos finalistas e depois para os 10º e 11º anos.

Promovida pela professora bibliotecária, Teresa Silva, a iniciativa estava inserida no dia mundial para uma internet segura. A sessão começou com Ricardo Sousa, a explicar alguns conceitos referentes à desinformação e a dar pistas sobre a identificação de sites potencialmente ‘perigosos’. “O Brexit foi o mais recente acontecimento sobre o poder das fake news”, referiu, acrescentando, ainda, informações relevantes para a proteção de cada um no acesso a este tipo de informação.

Já o diretor do ‘Terras do Homem’ começou por desafiar os jovens a identificarem se algumas notícias eram falsas ou não; deu exemplos sobre a atual guerra: “há 311 sites identificados com ‘fake news’ pró-Krmelin”. “Ver menos televisão, ler mais, criar espaços de discussão, de convívio e partilha de ideias” foram as sugestões deixadas, “a cada um”, para ficarem mais protegidos contra a ‘fake news’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *