CURIOSIDADES

Exercício pode ajudar no alívio dos sintomas de covid longa, diz estudo

Um estudo do Baker Heart and Diabetes Institute, em Melbourne, na Austrália, refere que o exercício físico ajuda a melhorar os sintomas da Covid longa. A investigação ainda está a ser feita, mas os resultados preliminares já apontam nesse sentido.

Pessoas com limitações físicas são as que têm beneficiado mais com um programa de exercícios personalizado. Grande parte dos participantes no estudo relatam um aumento de 15% no tipo de exercícios que eram capazes de fazer ao início.

“A maioria das doenças levam à perda de força, bem-estar e da capacidade de exercício. E é nesse aspeto que um programa de exercícios pode ser eficaz”, refere Tom Marwick, um dos autores do estudo.

“Não é uma cura para todos os sintomas da Covid longa, mas há pessoas que obtêm benefícios significativos. O que precisamos de entender melhor é quem é pode beneficiar mais e qual a melhor forma de o fazermos”, continua.

Caminhar e andar de bicicleta têm sido alguns dos exercícios realizados durante este estudo. Este tipo de programa pode não ser eficaz em todos os casos de Covid longa. Os responsáveis dizem que este tipo de tratamento poderá até vir a ser prescrito, como se de um medicamento se tratasse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *