Minho

Alunos do Conservatório de Música de Braga unem-se em concerto solidário a favor de crianças desfavorecidas da Índia

Cerca de 100 alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga reúnem-se em palco, esta sexta-feira, para a realização de um concerto solidário, no âmbito de um projeto da ANDI – Associação Novo Diálogo, em colaboração com a iniciativa Portugal-UK 650, que tem como finalidade ajudar crianças desfavorecidas e em risco de exclusão social da região de Kandhamal, na India.

O evento, que conta com a participação da Orquestra de Cordas do 2º ciclo, os Coros do 2º e 3º ciclo e Supletivos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, está marcado para as 21h30 e terá lugar no Auditório Adelina Caravana, nas instalações da instituição.

Os bilhetes podem ser adquiridos na portaria do Conservatório e têm o custo unitário de €2,00, revertendo a totalidade das receitas a favor da ANDI – Associação Novo Diálogo, apoiando o projeto Kandhamal que presta ajuda ao estudo das crianças de ajuda financeira e ações de sensibilização, nomeadamente na escola criada pela ANDI em 2019, em Kandhamal, uma das regiões mais pobres da Índia. O objetivo é diminuir o abandono escolar e aumentar a qualidade de vida das crianças, das suas famílias e das suas aldeias.

A iniciativa Portugal-UK 650, parceira neste projeto, tem como um dos objetivos promover os valores do Tratado fundacional da Aliança Luso-Britânica no mundo atual – paz, amizade, verdade, fidelidade, constância, solidariedade, sinceridade e amabilidade – “…haverá daqui em diante uma verdadeira, fiel, constante, mútua e perpétua paz e amizade, união e aliança e liga de sincero afeto” (Artigo I, Tratado da Aliança, Londres 16 junho 1373) – apelando à responsabilidade e compromisso de cada um.

E, nesse sentido, Maria João Rodrigues de Araújo, a presidente da iniciativa explica que “associamo-nos ao projeto de Kandhamal para potenciar que crianças e jovens, através da arte e do seu talento, possam
contribuir para a melhoria da qualidade de vida de outras crianças em situação de vulnerabilidade. E isso deixa-nos encorajados pois sabemos que estamos a contribuir para fomentar esses princípios de solidariedade e para a tomada de consciência sobre as problemáticas do mundo atual”.

A realização deste concerto surge no seguimento da participação da Comunidade Educativa do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga nas comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, que decorrem entre 2022 e 2023, entre Portugal e o Reino Unido.

O cartaz do Concerto Solidário foi elaborado por um aluno do Conservatório, de 12 anos de idade, que também realizou um filme sobre a ANDI – Associação Novo Diálogo e o Projeto de Kandhamal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *