DESPORTO

Estudo revela que 33% da população do concelho de Guimarães pratica desporto

Foi apresentado, na Academia de Ginástica de Guimarães, o estudo acerca dos hábitos desportivos no concelho de Guimarães, um trabalho desenvolvido pelo Instituto Europeu de Estudos Superiores, com o apoio do IPDJ e coordenado pelo Mestre Dimas Pinto, Aldina Silva e Miguel Magalhães. O estudo, para o qual foi utilizada uma metodologia do tipo quantitativo com recurso a entrevista pessoal, teve como objetivo caracterizar a procura desportiva do concelho.

O vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, referiu a importância deste estudo para o território e para o desenvolvimento de políticas públicas no desporto, e destacou o potencial de crescimento de novos praticantes desportivos que Guimarães tem, particularmente no género feminino. Para o vereador da Câmara Municipal de Guimarães, o foco do desenvolvimento de políticas públicas no âmbito desportivo deverá ter em conta a os dados apresentados: “percebemos que a prática de atividade física informal é aquela que apresenta maior potencial de crescimento” e que “os espaços verdes enquanto locais de prática desportiva assumem neste contexto uma enorme centralidade” explicou.

Dirigindo-se aos clubes, o vereador incentivou-os a “criar respostas diferenciadas” no âmbito da prática desportiva não competitiva, para pessoas a partir dos 18 anos, “o aumento do número de praticantes desportivos deve ser uma causa de todos”.

Amadeu Portilha, presidente da Direção da regi-cooperativa Tempo Livre, justificou este estudo com a necessidade de, termos um instrumento que nos permita ter uma radiografia da realidade desportiva no nosso território.

O estudo concluiu ainda que a capacidade económica dos cidadãos e o menor acesso à informação condiciona a prática desportiva, e destacou o acesso fácil às instalações desportivas do concelho, a sua qualidade e quantidade. 89% dos inquiridos considera que a oferta de instalações desportivas no concelho é satisfatória ou muito satisfatória, com 58% a não encontrar qualquer problema com a oferta de serviços desportivos existente.

A maioria dos praticantes e potenciais praticantes afirmam assistir ocasionalmente a espetáculos desportivos do concelho, enquanto que a maioria dos não praticantes assiste raramente. A área de desenvolvimento desportivo mais valorizada pelos inquiridos é a do “Desporto e Turismo”.

De acordo com o Eurobarómetro do Desporto Europeu publicado em 2022, a prática desportiva em Portugal está nos 23%, enquanto o concelho de Guimarães apresenta uma participação desportiva de 33%. Dos 67% da população que não pratica desporto, 14% considera começar a praticar.

Este estudo insere-se nas iniciativas destinadas a evocar da memória dos 10 anos de Guimarães 2013 Capital Europeia do Desporto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *