Projeto cultural ‘dst Teatro ao Palco na freguesia’ oferece oficinas de teatro aos alunos de Braga
Os alunos dos agrupamentos de escolas Alberto Sampaio e D. Maria II, em Braga, vão poder entrar no mundo do teatro através do projeto cultural “dst teatro ao palco na freguesia”, que vai disponibilizar, durante 10 meses, várias oficinas de teatro aos estudantes da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães.
O projeto teatral pretende incentivar e fomentar a prática artística entre os mais jovens e resulta de uma parceria entre o dstgroup, a União de Freguesias, os agrupamentos escolares e a Tin.Bra – companhia de teatro.
Até agora, o projeto recebeu dezenas de inscrições de alunos, entre os 11 e os 15 anos, de ambos os agrupamentos, o que já permitiu constituir três grupos de teatro: dois em Lamaçães e um em Nogueira/Fraião.
“Não podemos deixar de lutar pelo que está certo e pelos hábitos culturais, especialmente nos mais novos. Temos de resgatar os jovens do sequestro das redes sociais, da civilização do espetáculo e da exposição à ansiedade. Temos de lhes proporcionar o verdadeiro palco, o do teatro, o lugar onde se inventou a cidadania. A cultura e, nomeadamente, o teatro são a ferramenta que nos permite alcançar o infinito e ultrapassar o impossível. Por isso insisto na literacia das artes. Só através da arte teremos jovens mais competentes nas suas funções e empresas mais competitivas”, revela José Teixeira, presidente do dstgroup e impulsionador deste projeto.
A médio prazo, o objetivo do projeto é criar um grupo de teatro naquela União de Freguesias, uma vez que tem um número bastante elevado de jovens e que inclui dois dos maiores agrupamentos escolares de Braga.
Por agora, as oficinas financiadas pelo dstgroup vão funcionar no auditório da junta de freguesia em Nogueira, que tem um espaço privilegiado para os ensaios e para a prática da expressão dramática, mas também na E.B. de Lamaçães.
“Este projeto foi pensado para captar a população através das escolas. A freguesia de Lamaçães apresenta um histórico e uma tradição ligados ao teatro, que infelizmente se perdeu com o tempo, mas que queremos, agora, recuperar com os nossos jovens”, sublinha o presidente da Junta de Nogueira, José Pinto de Matos.
As oficinas de teatro terão a duração de 10 meses, respeitando também as pausas e as férias escolares.