DestaqueTERRAS DE BOURO

Ministro da Administração Interna foi a Terras de Bouro e mostrou-se preocupado “com os tempos difíceis” que aí vêm

O Ministro da Administração Interna esteve, hoje, em Terras de Bouro, para inaugurar o centro municipal de proteção civil, um dos desfibriladores que estarão disponiveis no Gerês e o centro de busca e salvamento do PNPG. José Luís Carneiro, e tendo como exemplo os recentes incêndios em Espanha”, mostrou-se preocupado com os tempos difíceis que se avizinham.

A requalificação do espaço para o transformar em centro municipal de proteção civil custou 421 mil euros com apoio de fundos comunitários e tem salas de formação, de reuniões, gabinetes de atendimento e de técnico florestal.

“Os tempos que se aproximam serão difíceis e muito exigentes”, tomando como exemplo os incêndios recentes em Espanha onde os dispositivos de proteção civil tiveram que abandonar locais de incêndio para incapacidade para o deter. “Entre janeiro e março tivemos mais ignições e mais área ardida do que no ano passado”, referiu o ministro para sustentar a sua preocupação.

Por isso, “capacitar o sistema local de Proteção Civil corresponde a uma maior capacitação do sistema nacional”, como é exemplo o Centro Municipal de Proteção Civil hoje inaugurado em Terras de Bouro. José Luís Carneiro revelou que as condições ideias passam por tempeeaturas médias de 30 graus, vento a 30 quilómetros e humidade a 30 graus, “o que não se verificou em Espanha”.

Antes o presidente da câmara lembrou da importância de uma estratégia integrada para o Parque Nacional Peneda Gerês e da necessidade de repensar a estratégia de visitação distribuindo os turistas pelo área do parque. A colocação de seis desfibrilhadores pelo Parque vem na sequência desta estratégia.

“50% da visitação no Parque é no concelho de Terras de Bouro e temos o turismo como nosso aliado quer na c4riação de riqueza quer na criação de postos de trabalho. Com cerca de 151 dormidas em 2022, a estratégia do PNPG tem que passar por freguesias com mais gente”.

Antena e requalificação dos postos da GNR
Aproveitando a presença do Ministro, Manuel Tibo voltou a referir a falta de uma antena de telecomunicações no PNPG que está a dificultar o socorro e a necessidade da requalificação dos postos da GNR de Trerras de Bouro e do Gerês.

José Luís Carneiro respondeu que “a antena é um assunto que já abordamos com o Ministério do Ambiente. É preciso criar um sistema de energia e serão eles a avançar com as infraestruturas”. Já sobre os postos da GNR, José Luís Carneiro deu sinal verde: “vamos assinar um contrato intra-administrativo com o orçamento previsto, acima disso terá que ser suportada pela câmara municipal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *